Fantasia

O famoso Wikipedia, não confundir com o outro, apresenta Kanye West assim :

Kanye Omari West (pronounced /ˈkɑːnjeɪ/; born June 8, 1977)[1] is an American rapper, singer, and record producer. West first rose to fame as a producer for Roc-A-Fella Records, where he eventually achieved recognition for his work on Jay-Z's album The Blueprint, as well as hit singles for musical artists including Alicia KeysLudacris, and Janet Jackson. His style of production originally used pitched-up vocal samples from soul songs incorporated with his own drums and instruments. However, subsequent productions saw him broadening his musical palette and expressing influences encompassing '70s R&Bbaroque poptrip hoparena rockfolkalternativeelectronicasynth-pop, and classical music.[2]

Pois é, de facto a paleta de Kanye aumentou ao longo dos anos. Depois de 3 albuns mais centrados no tal estilo inicial de produção, mas que foram sempre abrindo mais portas, Kanye focou-se na electro-pop e no auto-tune no 4º trabalho e dividiu opiniões.
Agora em 2010 volta à carga com 'My beautiful dark twisted fantasy', onde junta tudo o que ja fez antes com mais algumas nuances e simplesmente faz uma obra-prima, sem tirar nem por.
Perder este album, que certamente passara ao lado de todos aqueles que continuam a tratar o hip-hop como um genero menor, é perder um já consagrado a expor a sua criatividade e visão no intuito de criar uma obra de referencia para o futuro e a consegui-lo em grande estilo, rodeado de gente famosa (Jay-z, Pusha-T dos Clipse, Rza dos Wu-Tang Clan, Chris Rock, Gil Scott-Heron, até Elton John!) mas ditando sempre ele as regras. Um album ambicioso, um produto final entusiasmante. A Pitchfork, por exemplo, não hesitou em dar um raro 10.0 ao trabalho, e conseguiu tambem o 1º lugar na lista final de melhores do ano. Na  mui-britanica e indepente Fact conseguiu um honroso 2º.
Para apresentar este registo Kanye foi disponibilizando algumas faixas no seu site(e que faixas...'Monster' ou 'Power', portentosas) e agora que ele saiu e o single é 'Runaway' foi feito um video realizado e escrito em parceria pelo proprio e por Hype Williams que na sua versão longa (que se pode ver aqui por baixo) chega aos 34 minutos e inclui excertos de uma serie de outras bombas do album.

Comentários