Atlas (de uma outra dimensão)

É uma das mais geniais musicas da decada, extremamente inventiva. Vem no album de 2007 'Mirrored', dos nova-iorquinos Battles, que fazem parte da editora Warp.
'Atlas' :



A Warp por sua vez faz 20 anos. Celebra como agora é habitual com umas compilações. No caso 3, bem como uma box-set de preços proibitivos que reune todas e algo mais. As compilações são então 3. 'Chosen' (2 cds,um best of do que esta para tras), 'Unheard' (como o nome indica, com ineditos dos artistas da editora) e 'Recreated' (mais 2 cds, agora de remisturas/covers de artistas da warp a outros artistas da Warp).
Resta dizer que a Warp não chegou aos 20 anos por acaso. Entre os artistas desta editora, maioritariamente electronica, mas sempre de risco e de vanguarda incluem-se além dos citados Battles nomes como Aphex Twin, !!!, Autechre, Boards of Canada, Flying Lotus, Jamie Lidell, Leila, Lfo, Maximo Park, Nightmares on Wax, Plaid, Prefuse 73,Vincent Gallo(sim, o realizador) ou o grande senhor da experimentação que dá pelo nome artistico de Squarepusher(no Allmusic.com a sua biografia começa assim 'Tom "Squarepusher" Jenkinson makes manic, schizoid experimental drum'n'bass with a heavy progressive jazz influence and a lean toward pushing the clichés of the genre out the proverbial window') Uma editora de referencia portanto, até na sua aposta forte desde sempre no aspecto grafico das edições, sempre cuidadas. Além disso, os videoclips. Ai destaca-se o trabalho de Chris Cunningham, principalmente com Aphex Twin, de onde sairam perolas como 'Come to Daddy' ou este delicioso 'Windowlicker', uma autentica curta-metragem de 10 minutos. De referir que por exemplo os Arctic Monkeys, que não pertencem à editora, costumam trabalhar com realizadores da Warp, como no recente 'Crying Lightniing', do ultimo 'Humbug'



Mas não podia terminar sem honrar Squarepusher, a minha porta de entrada para este mundo. Aqui num programa da BBC,onde começa por ser elogiado por Andre 3000 dos Outkast, depois da uma pequena entrevista, é de novo elogiado agora por Tom Yorke dos Radiohead e depois dá uma pequena demonstração do seu virtuosismo no baixo. Assim se percebe melhor os riscos que tanto Outkast como Radiohead sempre correram. Os seus lideres ouvem Warp Records...



Para quem ficar curioso com Squarepusher recomendo os albuns 'Feed Me weird Things' de '95, 'Hard Normal Daddy' de '97 e 'Go Plastic' de 2001 que contem a sua faixa mais conhecida 'My Red Hot Car'.
Long live Warp.

Comentários