Hip Hop classics (10)

'I Don't Care What You Think,
Unless It Is About Me'

Dj Shadow - Endtroducing ('96)

O californiano Josh Davis aka Dj Shadow começou a sua produção musical por voltade 91/92 mas so em 93 com o lançamento do single 'In/Flux' na label MoWax de James Lavelle deu nas vistas. O som era algo de novo. O autor defendia e bem que se tratava de hip hop mas a sua musica partia de bases hip hop para coisas mais atmosfericas, cinematicas e toxicas do que o habitual, para alem de trazer na altura uma outra novidade, a ausencia de rimas e de mcs, abdicando das palavras para se expressar, fazendo uso apenas de varias camadas de samples, ocasionais manobras de scratch e um ou ouutro apontamento vocal. No ep 'What Does your Soul Look Like?' Shadow ia ja mais longe ainda, começando a juntar os seus epicos em obras mais alargadas e que fazem muito mais sentido ouvidas de seguida do que em separado. Nesta altura as bases do seu som tinham ja servido de ponto de partida para uma serie de outros estetas contemporaneos como os Massive Attack, Tricky, Portishead ou Kruder & Dorfmeister, enquanto outros iam explorando os seus ambientes como colegas da MoWax ou varios nomes do catalogo da excelente Ninja Tune. A estreia em formato album era altamente aguardada e surgiu em '96 com a perfeição de 'Endtroducing'.
Talvez o primeiro album construido somente com samples, sem instrumentos e sem vocalistas, partia das citadas tecnicas do hip hop bem como dos seus ritmos para as tais areas nubladas que tentei explicar anteriormente. Deve a meu ver ser ouvido de assentada para ser entendido. Varias vezes. Revela sempre novos sons,novos pormenores.
Foram varias as vezes ja que discuti se isto e realmente hip hop. Para mim é, para o autor da musica tambem. Se a opinião do autor não chega digo : algum outro genero permitiria ao seu autor tamanha liberdade, tanta capacidade de surgerir atmosferas sem amarras de um genero mais fixo? Talvez so o jazz mas ai digo que o hip hop sempre assumiu o jazz como maior influencia..

Ps : A citação não é de uma musica hip hop.

Comentários