Atrasados (mas sempre a tempo...)

Como grande fã e 'divulgador' de hip hop faço desde já o meu mea culpa por só agora falar sobre estes dois albuns, editados ainda em 2007 mas que só me convenceram a ouvi-los com atenção agora em 2008. Falo de 'The Cool' de Lupe Fiasco e '8 Diagrams' dos Wu-Tang Clan.
Lupe regressa depois da estreia 'Food & Liquor'. Ao contrario do que possa parecer pelo titulo desse primeiro album Lupe faz parte de uma serie de mcs mais 'conscientes', que evitam a abordagem normal de mulheres drogas e violencia de alguns rappers. Como ele Common, Talib Kweli ou Kanye West, talvez o maior ponto de referencia de Lupe, pelo gosto pelas orquestrações e samples soul e funky. Ate no convidar de vozes mais pop rock como no belo single 'Superstar'.
Ja os Wu-tang, dispensam apresentações, até porque ja falei deles aqui. Segundo disco com o colectivo reduzido a 'apenas' 8 (!!) elementos depois da morte de Ol'Dirty Bastard, um belo album de uns senhores que nada tem a provar e que tem por direito proprio um lugar na historia do hip hop. Grandes temas abundam e há ate um apropriar de 'While my guitar gently weeps', famosa composição de George Harisson para os Beatles, aqui transformado em 'The heart gently weeps' e com participação vocal de Erikah Badu e a guitarra de John Frusciante, membro de uns tais Red Hot Chili Peppers. Estamos aqui a falar de alguns mcs do mundo como Gza, Ghostface Killah ou Method Man, que provam ao mundo estarem em boa forma e ainda com muito para dizer.

Ps : Não gostaria de ver este blog a passar para o nivel do insulto mais vezes. Obrigado.

Comentários