Hip Hop Classics (5)

'Thinkin of a master plan'

Eric B & Rakim - Paid in Full '87

Nunca tiveram um grande exito mainstream, nunca foram um mega-sucesso de vendas mas são provavelmente os atistas mais influentes do hip hop. A dupla Eric B (dj / promotor) e Rakim (mc) é ainda hoje constantemente referenciada por nomes grandes do hip hop e não só, de Jay-Z a Nas, de Tricky (fez uma versão de 'Lyrics of Fury') a Eminem (usou parte da letra de 'As the Rhyme Goes On' para o refrão do seu hit 'The Way I Am') até aos nossos bem tugas Sam The Kid e Valete.
E porque tanta veneração, tanta 'street credibility'?
Porque eram de factos bons. Porque foi Eric B quem lançou a moda dos samples de James Brown (ou de outros exitos soul/funk/r&b) , que durante anos inundaram o hip hop, porque ele era um mestre na tecnica do scratch, porque as suas batidas, minimais em certa medida, eram o complemento perfeito a Rakim (ainda que aos olhos de hoje algumas das produções possam parecer demasiado simples).
E principalmente porque Rakim não só escreveu algumas das melhores rimas do hip hop, como as disse da melhor maneira possivel, com o seu flow inconfundivel, talvez o rapper mais samplado de sempre (até os M.A.R.R.S. basearam o seu enorme sucesso house/techno/dance music 'Pump up the volume' na sua inconfundivel voz), ainda hoje presença constante no topo das listas de melhor mc de sempre. As suas poesias (que o são de facto), ditaram regras no hip hop, mais ainda porque Rakim falava de todos os temas que vieram a ser os principais das tematicas liricas do hip hop, a saber : dinheiro, mulheres, sucker/fake mc's (mc's sem talento ou que rimam sobre temas que não dominam ou conhecem) e ate as ja referenciadas 'lyrics of fury', de contestação. E fazia tudo isto com ritmo, descontracção, usando a batida em seu favor, criando melodias.
Depois do single de estreia 'Eric B is President', lancaram em '87 'Paid in Full' e no ano seguinte 'Follow the Leader'. Qualquer um dos albuns é perfeito, mas por ser o primeiro e por não haver diferenças substanciais em termos de conteudo este é normalmente o escolhido, tendo no ano passado conquistado o topo da lista da mtv para os melhores albuns hip hop de sempre.

'In the September 6, 2007 issue of Rolling Stone, rapper Common answers the question, "When did you realize music was important to you?" by saying: "When Paid in Full came out. You could tell it was street music: It had knowledge, it had consciousness, it was hard, it was soulful." '
Word.

Comentários