Hip Hop Classics (4)

'I ain't the type of brother made for you to start testin'
Give me a Smith and Wesson
I'll have niggaz undressin' '

Nas - Illmatic '94

Quando 'Illmatic', album de estreia do rapper Nas começou a ser gravado, o mc tinha apenas 19 anos e era um quase desconhecido. Isso não impediu no entanto os produtores de topo da altura de querem ou quase fazerem questão de trabalharem no album. Ao contrario de hoje em dia, era muito raro na altura um album de hip hop não ser produzido por um unico produtor, membro do projecto, ou uma das equipas de produção existentes na altura, contratadas para fazerem albuns.
'Illmatic' mudou este panorama. Num album com apenas 9 faixas e um skit (dicionário hip hop : skit - pequeno interludio ou intro de um album preenchido com dialogos, samples de filmes, mensagens, whatever), temos beats de 4 produtores : Pete Rock (dos Pete Rock & Cl Smooth), Q-Tip (brilhante produtor e mc dos A Tribe Called Quest), Large Professor (dos Main Source) e last but not least o monstro Dj Premier (dj e produtor dos incriveis Gang Starr e produtor de beats e hits para meio mundo do hip hop, um verdadeiro mito dos beats e do scratch).
Todos os beats são de topo e mesmo mantendo as marcas caracteisticas de cada um, dão ao album uma incrivel sensação de unidade. Se juntarmos a isto o flow caracteristico de Nas, que alia um brilhante sentido de storytelling com um prodigioso jogo de palavras, temos um classico instantaneo, que não foi imediato sucesso de vendas mas que se tornou num album de referencia no hip hop da costa este americana.
Este é de facto um album diferente ate na sua curta duração (cerca de 40 minutos), mas que ao contrario de muitos, não tem uma unica faixa dispensavel ou abaixo do nivel.
Classicos como 'NY state of mind', 'Life's a bitch', 'Halftime' ou 'The world is yours' são ainda hoje lições a todos os niveis para quem gosta ou produz hip hop.
Nas nunca perdeu a sua grande veia de liricista mas tambem nunca chegou a este nivel outra vez, chegando a perder-se em colaborações que quase manchavam a sua aura. Se tal não aconteceu isso deve-se a este album ( o primeiro a receber os 5 mics, nota maxima, da biblia do genero, a revista 'Source'). Famosa ficou tambem a sua rivalidade com o tambem grande Jay-Z, com direito a varias farpas em musicas dos 2, que parece ter ficado sanada com a colaboração de ambos no ultimo album de Nas, 'Hip Hop is Dead' de 2006.
As citações a este album, desde samples de beats, uso de segmentos vocais, ou apenas referencias são imensas, o que demonstra a importancia deste album, bem como o respeito que conquistou desde o seu lançamento.

'Life's a bitch and then you die
that's why we get high
cause you never know when you gonna go'
Word.

Comentários