Um Passo à Frente ou Professores e Alunos de Mérito

Quando em '97 os Daft Punk lançaram 'Homework', poucos teram previsto o alcance e impacto que este registo e a posterior carreira da dupla viriam a ter, mesmo que a genialidade do album tivesse desde inicio sido reconhecida. Album sujo e barulhento mas tambem com momentos menos tensos e muitas melodias irresistiveis, este era um trabalho que provava que as electronicas dançantes podiam coexistir nos seus varios quadrantes dentro do mesmo longa duração sem afectar a unidade do mesmo.
Este era ainda para mais um album de estreia de uma jovem dupla e não de algum monstro sagrado, ainda para mais jovens com passado nas areas rock e influencias declaradas dentro do genero, algo bastante pouco comum na altura. Os Daft Punk continuaram a sua carreira com uma inflexão para um som mais inspirado nos anos 80, a sua electronica e rock, com longos solos de guitarra datados, que não julgavamos possivel ouvir de novo. Foi na altura recebido com reações de surpresa, que alternavam o genial com o horrendo e o piroso. 'Discovery' de 2001, foi no entanto o mais vendido dos seus albuns graças ao estrondoso sucesso de 'One more Time', que se tornou planetario. Foi tambem um prenuncio da vaga electroclash que viria a dominar as correntes dançantes nos 3 ou 4 anos seguintes. Da sua carreira faz ainda parte 'Human after All' de 2005 album mais virado para dentro, mais negro e mais uma vez não totalmente compreendido na altura do lançamento.
Dez anos depois de 'Homework' os Daft Punk têm agora uma corrente de declarados fãs e assumidamente inspirados nas suas criações musicais a tentar tomar de assalto as pistas de dança e porque não tambem os tops por ai fora.
Musica electronica suja, barulhenta, maximalista, que engloba sons de rock e outros generos numa saudavel promiscuidade. Os primeiros sinais foram talvez dados pelos 2 Many Dj's/ Soulwax mas nos ultimos 2 anos uma serie de projectos foi aparecendo com eps e remisturas que foram dando que falar, algumas para os proprios Daft Punk e Soulwax, outras para nomes como Death from Above 1979, Klaxons, Tiga, Franz Ferdinand ou Cansei de Ser Sexy.
Falo de nomes como MSTKRFT, Digitalism, Sebastian, Simian Mobile Disco, Boys Noize ou Phones e editoras como a Kitsune ou a Ed Banger, propriedade de um dos membros dos Daft Punk, Thomas Bangalter.
Em 2007 alguns destes projectos chegam ao formato album, com destaque para 'Cross' dos Justice, o mais conseguido dos trabalhos e tambem o mais devedor da estetica dos Daft Punk.

Alguns trabalhos a ouvir :
Justice 'Cross'
Digitalism 'Idealism'
MSTRKRFT 'The Looks'
Simian Mobile Disco ' Suck my Deck' (mix-cd)
' Attack Decay Sustain Release'

Comentários