Video Killed the Radio Star

Ao contrário de muitos, nunca concordei com a frase que dá titulo a este post. Pelo contrário sempre achei que um bom video clip poderia ser uma bela arma de promoção de uma grande musica.
Desde os inicios rudimentares ate a mega sofisticação de hoje em dia, os videos promociais para musicas mudaram muito. Hoje é possivel ver realizadores conceituados a realizar videos de musicas, talvez porque há uma nova geração de realizadores que veio ou é directamente inspirado pela cultura 'mtv'. Talvez o maior exemplo seja David Fincher, autor de 'Seven' e 'Fight Club' ou do prestes a estrear 'Zodiac', mas tambem autor de videos para Michael Jackson, Paula Abdul, George Michael ou Madonna, com quem fez os seus mais marcantes trabalhos na area: 'Express Yourself' e 'Vogue'.
Outros exemplos são Michel Gondry('O despertar da mente') ou Spike Jonze ('Being John Malkovich') que fizeram parte da primeira fornada de uma colecção de dvs que retrata a sua carreira enquanto realizadores de 'pequenos' trabalhos como videos, curtas, anuncios e o que mais houver...
Nessa mesma fornada estava tambem Michael Cunningham. Numa segunda fornada foram escolhidos Mark Romanek, Jonathan Glazer, Stephane Sednaouie e um dos meus 'all-time personal favourites' Anton Corbijn que alem de uma enorme serie de videos de qualidade é um excelente fotografo, tendo trabalhado mais especificamente com os U2 e os Depeche Mode, por quem e considerado quase um membro extra, desenhando palcos, conceitos de digressões e uma serie de outras coisas.
Curioso é reparar que artistas de vanguarda dos nossos dias estão presentes em vários destes dvds como Daft Punk, Beck, Radiohead ou a mais repentente de todas: Bjork.
Começando hoje passarei a divulgar neste nosso humilde blog alguns dos meus videos favoritos, com a condição de nunca jamais escolher um cuja musica não me satisfaça também.

Comentários