Prelúdio: Sines 2007


Todos os anos é em Sines que eu e a Phi recarregamos baterias para o que resta de ano. É a altura em que se fazem balanços, partilham-se sabores, sons, sorrisos, mar, praia, amizades, copos de cerveja, copos de vinhos, conhecem-se outras pessoas, respira-se com calma os dias, sei lá… dão-se os cumprimentos costumeiros aos que lá vivem e nos recebem tão tão bem (esta é para o famosissimo Bila que tão bem nos recebe no Parque de Campismo!!!).

Pois bem, como as saudades são imensas e ainda falta algum tempo, resolvi lançar o repto audível do que se vai passar em Sines. Esta abordagem faz todo o sentido tanto mais que ainda não há (que se saiba) alinhamento para o festival e, também por isso mesmo, deixo aqui algumas possibilidade (desejos) para o Festival Musicas do Mundo de 2007.

Deixo aqui 20 nomes que eu gostava de ver, e acho perfeitamente possível, ver representados no grandioso FMM (a/c do Sr. Carlos Seixas).

1. Tinariwen (Mali) - www.tinariwen.com
2. Kepa Junkera (Espanha) - www.kepajunkera.com
3. (Dani) Macaco (Espanha)
4. Anouska Shankar (India) – www.anouskashankar.com
5. Bellowhead (Inglaterra) - www.bellowhead.co.uk
6. Natacha Atlas( Bélgica) - www.natachaatlas.net
7. Cheb I Sabbah (Argélia) - www.chebisabbah.com
8. Lo’jo (França)
9. Cristobal Repetto (Argentina)
10. Aida Nadeem (Iraque) - www.aidanadeem.com
11. Susheeela Raman (Inglaterra ) - www.susheelaraman.com
12. Sevara Nazarkhan (Uzbequistão) – www.sevara.uz
13. Tiken Jah Fakoly (Costa do Marfim) – www.tikenjah.net
14. Sara Tavares (Portugal) – www.saratavares.com
15. Sainkho Namtchylak (República da Tuva)
16. DJ Dolores e Santa Massa (Brasil) – www.djdolores.com
17. Aldina Duarte (Portugal)
18. Seu Jorge (Brasil) – www.seujorge.com
19. Mercan dede (Turquia/Canadá) – www.mercandede.com
20. Lhasa de Sela (Canadá) - www.lhasadesela.ca
21. Manecas Costa (Guiné Bissau)
22. Thomas Mapfumo (Zimbabue) - www.thomasmapfumo.com (pela falta de comparência no ano passado!)

De fora ficam obrigatoriamente, por já estarem confirmados em WOMAD, por exemplo, Toumast, DJ Shantel, Daara J, Balkan Beat Box, Baaba Maal, Chambao,Clube do Balanço, Chota Divana e… Mariza!

Então como é? Estas são as minhas apostas. Quais são as vossas? Quais serão as do Carlos Seixas? Em Julho lá nos veremos todos!!!!

(Fotografia da actuação dos Gaiteiros de Lisboa no FMM 2006, créditos para Mario Pires (CMS))

Comentários

pedro disse…
zé... que chato és com as tuas etni-cidades.
Anónimo disse…
Infelizmente ainda não cheguei a ir nenhuma vez a esse festival...pode ser que calhe este ano. Quanto a grupos os meus conhecimentos são básicos quando comparados com os teus,mas agradava-me ver por exemplo:L'ham de Foc(que o nosso amigo das papoilas pôde ver)ou então: Afro Celt Sound System (o nome diz tudo).
marco costa disse…
grande bento! afro celt sound system acho perfeitamente possivel! Quando aos l'ham de foc era absolutamente brutal! acrescento à petição sim senhor!!!

grande abraço. vai aparecendo!
Nuno Moura disse…
l'ham de foc é muito bom ao vivo!! pena é que o pessoal que vai a este tipo de concertos tenha uma media de idades de 50 anos e haja cadeiras no auditorio... nao se pode dançaricar com as moçoilas das papoilas!!! hehe
enfim... isto para dizer que recomendo vivamente!
abraço aos dois engs.!
Nuno Moura disse…
papoilas?!... tulipas!!!!!
Anónimo disse…
Quase que não importa saber o que vai a Sines porque normalmente o cartaz é sempre fabuloso... mas ja agora fica aqui uma dica. Quem sabe nao possamos ver Kabib Koite la este ano... se bem que vem ca em Maio. Abraçon
António Pires disse…
Olá Marco, outra vez...

Desta lista de (maravilhosos) 22 nomes só um deles é que vai a Sines - mas até está bem calssificado na tua lista... De resto, sei que um deles (muito, mas mesmo muito bem, classificado n lista poderá vir a Lisboa em princípios de Julho) e a iraquiana Aida Nadeem já está confirmada para o Festival Islâmico de Mértola. Mas olha que Sines vai ser muito, muito!, bom...
António Pires disse…
Edit: classificado

Edit 2: na